Atuação do Ministério Público do Trabalho em Saúde e Segurança na 15ª Região
uma visão da eficácia das intervenções no período de 2013 a 2016
Resumo
A atuação do Estado por meio das instituições públicas se mostra essencial na concretização do direito do trabalho no Brasil devido ao descumprimento crônico e persistente da lei, inclusive daquelas destinadas a proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores. Neste cenário, este artigo tem como objetivo oferecer uma visão da eficácia da atuação do Ministério Público do Trabalho enquanto guardião do cumprimento da lei e efetivação dos direitos trabalhistas, em especial direitos relativos ao meio ambiente do trabalho, área que envolve saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores. Para tanto, foi examinada a intervenção da instituição no interior de São Paulo (15ª Região do Ministério Público do Trabalho), ao longo do período 2013-2016, por meio da análise dos procedimentos extrajudiciais e judiciais utilizados para investigar, ajustar ou processar os ilícitos cometidos pelas empresas. A análise demonstrou haver eficácia em boa parcela dos termos de ajustamento de conduta e maior sucesso nas demandas judiciais, permitindo identificar limites no poder de coerção da instituição na resolução dos conflitos nos quais intervém.
PALAVRAS-CHAVE: Ministério Público do Trabalho; direito do trabalho; meio ambiente do trabalho; saúde e segurança do trabalhador.
Downloads
Referências
AGÊNCIA ANSA. Brasil é o país que mais desmatou em 34 anos, aponta estudo. Época Negócios, 20 Aug. 2018. Available at: <https://epocanegocios.globo.com/Vida/noticia/2018/08/brasil-e-o-pais-que-mais-desmatou-em-34-anos-aponta-estudo.html>. Access on: 30 Aug. 2018.
BALTAR, Paulo Eduardo de Andrade et al. O trabalho no governo Lula: uma reflexão sobre a recente experiência brasileira. Global Labour University Working Papers, Paper no. 9, May 2010.
BIAVASCHI, Magda Barros. A terceirização e a Justiça do Trabalho: diversidades regionais. FAPESP n.2010/50251-1, Programa CESIT/IE-FAPESP, 1st jun. 2010 to 30 jun. 2012.
BIAVASCHI, Magda Barros. O capitalismo contemporâneo e as novas formas de contratação da força de trabalho: a terceirização. In: KREIN, José Dari et al. (Orgs.) Regulação do Trabalho e Instituições Públicas. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2013.
BIAVASCHI, Magda Barros. O direito do trabalho no Brasil: 1930-1942 – construindo o sujeito de direitos trabalhistas. São Paulo: LTr, 2007.
BIAVASCHI, Magda Barros. Relações e condições de trabalho no Brasil contemporâneo: garantir direitos e promover a igualdade. In: KREIN, José Dari; SANTANA, Marco Aurélio; BIAVASCHI, Magda Barros. (Orgs.). Vinte anos da Constituição cidadã no Brasil. São Paulo: LTr, 2010, pp. 144-60.
BRASIL. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. Em Paris, ministro fala dos avanços do agro brasileiro e de respeito ao meio ambiente. Momento Agro, 22nd May 2018. Available at: <https://www.gov.br/agricultura/pt-br/centrais-de-conteudo/audios/momento-agro/em-paris-ministro-fala-dos-avancos-do-agro-brasileiro-e-de-respeito-ao-meio-ambiente> . Access on: May 30th 2018.
CUNHA, Luciana Gross; OLIVEIRA, Fabiana Luci de. Desempenho judicial, o quanto a sociedade confia e como avalia o Poder Judiciário brasileiro. In: Manual de Sociologia Jurídica.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio: o minidicionário da língua portuguesa dicionário. Curitiba: Ed. Positivo, 7. ed., 2008, p. 334.
FOLHA DE SÃO PAULO. Odebrecht paga R$ 30 milhões para encerrar ação por trabalho degradante. Folha Mercado, 17 Mar. 2017. Available at: <https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/03/1867441-odebrecht-paga-r-30-milhoes-para-encerrar-acao-por-trabalho-degradante.shtml>. Access on: 30 Aug. 2018.
POULANTZAS, Nicos. O Estado, o poder, o socialismo. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
POULANTZAS, Nicos. Poder político e classes sociais. São Paulo: Martins Fontes, 1977.
PRONI, Thaíssa Tamarindo da Rocha Weishaupt. Atuação do Ministério Público do Trabalho: uma análise da eficácia e dos limites das intervenções em saúde e segurança na 15ª Região (2013-2016). PhD Thesis in Social Sciences. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH: Unicamp, 2018.
RAJÃO, Raoni; RITTL, Carlos. “O agronegócio brasileiro é uma potência, mas se tornou uma ameaça”, diz artigo. Agência Envolverde Jornalismo, 22 Feb. 2018. Available at: <https://envolverde.com.br/o-agronegocio-brasileiro-e-uma-potencia-mas-se-tornou-uma-ameaca-diz-artigo/>. Access on: 30 Aug. 2018.
SADEK, Maria Tereza. Estudos sobre o sistema de justiça. In: MICELI, Sérgio. O que ler na ciência social brasileira? São Paulo: Sumaré, 2002, v. IV.