Diretrizes para Autores

Periodicidade e objetivos

A Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano é uma publicação semestral de trabalhos inéditos relacionados à dogmática e à crítica jurídica, nacional ou estrangeira, bem como aos direitos humanos. A Revista tem interesse na publicação de artigos, respostas a artigos, comentários jurisprudenciais e resenhas críticas.


Submissão eletrônica

As autoras e autores devem apresentar seus trabalhos por meio do sistema de submissão eletrônica da Revista, exclusivamente no formato Microsoft® Office Word ou equivalente. Não existe outra forma de submissão de manuscritos.


Declaração de submissão e verificação

A responsabilidade pelos conteúdos dos textos é das autoras e autores. A submissão implica que o trabalho não foi publicado, que não está sob análise/consideração para publicação em outro meio/lugar e que a eventual publicação dispõe de aceite de todas as autores e autores envolvidos.


Declaração de conflito de interesses e utilização de detalhes clínicos, dados e imagens de pacientes

A Revista requer a declaração de quaisquer interesses concorrentes em relação ao trabalho submetido. A autora ou autor responsável pela submissão fica obrigada(o) a essa declaração, em nome de todas as coautoras ou coautores do documento. Caso o artigo envolva estudos sobre pacientes ou voluntários, a necessária aprovação pelo Comitê de Éética, bem como o consentimento informado individual de cada participante, devem ser incluídos como parte do documento o número do Protocolo do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).


Nota sobre direitos autorais

As autoras e autores declaram que qualquer trabalho apresentado, se aceito, não será publicado em outro meio/lugar, salvo com a expressa referência completa à publicação da Revista.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.


Número de autores e grau acadêmico mínimo

O artigo pode ter no máximo três autoras ou autores e, no mínimo um deles deve ter o título de doutor(a) e ser, preferencialmente, docente permanente de Programa de Pós-Graduação do Sistema Nacional de Pós-Graduação.


Limitações de tamanho e idioma de publicação

A Revista aceita artigos contendo entre 15 a 25 laudas, com espaçamento 1,5cm entre linhas, formato justificado, fonte Times New Roman, tamanho 12. No caso de citações diretas e longas (mais que 3 linhas), deve-se observar o recuo de 4cm da margem esquerda, com fonte no tamanho 11 e espaço entre linhas simples (1,0cm), sem uso de aspas. No caso de citações curtas (até 3 linhas),  aspas devem ser inseridas, atendidas as mesmas orientações anteriores para o texto corrente, sem recuo especial. Nos dois casos de citações diretas ou literais,  devem ser incluída a fonte ao final, a exemplo de (Kelsen, 2000, p. x) ou Kelsen (2000, p. x). Deve-se apresentar o título em negrito e centralizado, resumo (150-250 palavras), palavras-chave (3 a 5), seguido de abstract e keywords, texto principal com introdução, itens e considerações finais, além das referências bibliográficas. São aceitos artigos em português, inglês, espanhol, italiano, francês e alemão. Os artigos serão publicados em sua língua original. Resenhas críticas seguem as mesmas regras, mas estão limitadas a 6 páginas.

 

Bibliografia, citações e referências

Em todos os casos, deve ser utilizado o sistema autor-data. Devem ser utilizadas, obrigatoriamente, as normas da ABNT, notadamente a NBR 6023 combinada com a NBR 10520. No caso de notas explicativas, devem ser incluídas nas páginas correspondentes e não ao final do texto. Notas muito longas devem ser evitadas e todas devem ser apresentas com a fonte Times New Roman, tamanho 10. Na lista de referências bibliográficas deve constar apenas e tão somente as fontes citadas no manuscrito.

 

Avaliação cega

A Revista utiliza o método duplo cego (double-blind peer review). Isto significa que o manuscrito não pode conter quaisquer informações de autoria. Há espaço específico na Plataforma sobre as autoras e autores, de modo que é preciso revisar adequadamente o manuscrito antes de sua submissão também com o cuidado de não invalidar a avaliação. Utilize a ferramenta Inspecionar Documento para encontrar e remover dados ocultos e informações pessoais de documentos Word®   ou equivalente.