Diretrizes para Autores

Submissão eletrônica

As autoras e autores devem apresentar seus trabalhos por meio do sistema de submissão eletrônica da Revista, exclusivamente no formato Microsoft® Office Word ou equivalente, observando que esse conteúdo atenda, rigorosamente, à formatação constante do template oficial disponibilizado AQUI (link para download) e às demais regras de formatação a seguir enunciadas. A submissão e processamento dos artigos são completamente gratuitas.

Avaliação às cegas

A Revista utiliza, em seu sistema de fluxo contínuo de submissões, o método duplo cego (double-blind peer review). Isto significa que o manuscrito não pode conter quaisquer informações de autoria. Há espaço específico na Plataforma sobre as autoras e autores, de modo que é preciso revisar adequadamente o manuscrito antes de sua submissão também com o cuidado de não invalidar a avaliação. Utilize a ferramenta Inspecionar Documento para encontrar e remover dados ocultos e informações pessoais de documentos Word®   ou equivalente. 

No ato da submissão, autores e coautores devem se certificar de que preencheram, corretamente, os metadados da submissão, não deixando de fornecer os links de acesso para o currículo lattes e o registro ORCiD - respectivamente, nos campos "URL" e "ORCiD" -, bem como de apresentar o(s) resumo(s) de biografia tal como sugerem seja observado em caso de publicação do trabalho. Observar que devem ser preenchidos os dados completos de todos os autores do manuscrito. 

Durante o processo de submissão do manuscrito até a publicação do artigo, a identificação de autoria é informação restrita aos Editores, devendo ser incluída somente no campo de cadastro de autor, durante a submissão eletrônica.

Número de autores e grau acadêmico mínimo

Não há limite no número de autores por artigo, mas ao menos um dos autores deverá ter, preferencialmente, o título de doutor(a) e ser docente permanente de Programa de Pós-Graduação do Sistema Nacional de Pós-Graduação. Não serão aceitos trabalhos em que ao menos um dos coautores não detenha o título de mestre.

Formatação

Template: para conhecimento e download do modelo de artigo com a formatação exigida pela RJTDH, clique aqui.

Composição do texto: título (e traduções), resumos e palavras-chave (e traduções), introdução, desenvolvimento e considerações finais, além das referências.

Idiomas: são aceitos artigos em português, inglês, espanhol, italiano, francês e alemão. Os artigos serão publicados em sua língua original. Títulos, resumos e palavras-chave de artigos escritos em português devem ser traduzidos para dois idiomas estrangeiros, quais sejam, inglês e espanhol. 

Número de páginas: entre 15 e 30 para artigos científicos e até 6 para resenhas críticas (exceções poderão ser admitidas, a critério dos Editores).

Layout da folha: A4 (3,0 cm superior e à esquerda e 2,0 cm inferior e à direita).

Formato dos parágrafos: justificado.

Espaçamento: entrelinhas 1,5cm (resumo: simples – 1,0 cm).

Fonte: conforme indicado no template, tamanho 12 (resumo: tamanho 11).

Título: conforme indicado no template, em caixa alta, negrito e centralizado, seguido das traduções para os idiomas inglês e espanhol ou português (em caso de texto originalmente apresentado em outro idioma)

Resumo Estruturado e Palavras-Chaveresumo entre 200-300 palavras, acompanhado de 3 a 5 palavras-chave, separadas por pontos finais. Formato do parágrafo: justificado. Fonte: conforme indicado no template, tamanho 11. Localização: após o título e suas traduções e seguido das traduções para os idiomas inglês (abstract e keywords) e espanhol (resumen e palavras-clave). Os resumos e suas respectivas traduções deverão, necessariamente, observar a seguinte estrutura:

  • Introdução: contextualização do problema/objeto de pesquisa;
  • Objetivo: enunciação do objetivo do trabalho, ou seja, o que o(s) autor(es) pretende(m) demonstrar ou descrever;
  • Metodologia: indicação do método científico empregado na condução do estudo;
  • Resultados: apontamento sucinto dos principais resultados alcançados;
  • Conclusão: breve formulação sobre as conclusões acerca dos resultados alcançados.

Citações Diretas: conforme indicato no template, Longas (mais que 4 linhas) - recuo de 4cm da margem esquerda, com fonte no tamanho 11 e espaço entre linhas simples (1,0cm), sem uso de aspas. Curtas (até 4 linhas): uso de aspas, atendidas as mesmas orientações anteriores para o texto corrente, sem recuo especial. No caso das citações diretas, caso sejam oriundas de texto escrito em idioma estrangeiro, devem ser, necessariamente, traduzidas para o idioma do artigo escrito, mantida a transcrição, em nota de rodapé, da passagem em língua original. Por exemplo, para artigos escritos em português, citações diretas de textos em inglês devem ser traduzidas para o português ou língua corrente do manuscrito no corpo do texto, com a citação original transcrita em nota de rodapé para o português. 

Referências: conforme indicado no template, Sistema de chamada: numérico (não utilizar “autor/data”, “Ididem”, “Id. Ibid.”, “op. cit.”, entre outras abreviações, repetindo-se as referências completas a cada ocorrência). Nas referências, é obrigatório seguir as normas da ABNT, sendo fundamental citar o ano, local e, no caso das referências diretas, a página. Não havendo estas informações favor colocar s/l (sin loco), s/d (sin data) e s/p (sin/pagina). Documentos eletrônicos não são obrigados a conter a página, mesmo nas citações diretas, contudo, se houver paginação na fonte original, é recomendável colocá-laAtivar todos os hiperlinks para acesso a fontes que os tenha em sua descrição. Exemplos:

Livros

SEN, Amartya Desenvolvimento como liberdade. Tradução: Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

Livros Coletânea

KREIN, José Dari; CARDOSO JUNIOR, José Celso Pereira; BIAVASCHI, Magda de Barros; TEIXEIRA, Marilane Oliveira (Orgs.). Regulação do trabalho e instituições públicas. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2013.

Artigo de Coletânea

ANTUNES, Ricardo. Trabalho e precarização numa ordem neoliberal. In: GENTILI, Pablo; GAUDÊNCIO, Frigotto (orgs.). A cidadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 35–48.
 
Periódicos acadêmicos

GÓMEZ GORDILLO, R. Reformas y contrareformas laborales en la segunda década del siglo XXI en España. Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano, v. 2, n. 1, 3 jul. 2019.

Artigo e/ou matéria de revista ou boletim em meios eletrônicos

MISES, Ludwig von. A Teoria Austríaca dos Ciclos Econômicos. Publicado pelo Instituto Ludwig von Mises Brasil em 27 de agosto de 2008. Disponível em: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=149. Acesso em:  23 mar. 2013.

Artigo de jornal com autor

CARAZZAI, Estelita Hass. Trump agora promete acabar com política que separa famílias de refugiados. Folha de S.Paulo, São Paulo, 20 de jun. de 2018. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/06/trump-agora-promete-acabar-com-politica-que-separa-familias-de-refugiados.shtml. Acesso em: 20 de jun. de 2018.

Artigo de jornal sem autor

TRUMP agora promete acabar com política que separa famílias de refugiados. Folha de S.Paulo, São Paulo, 20 de jun. de 2018. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/06/trump-agora-promete-acabar-com-politica-que-separa-familias-de-refugiados.shtml. Acesso em: 20 de jun. de 2018.

Artigo ou matéria de site ou blog na internet com autor

VALDEZ, Robson Coelho. Como o capitalismo associa-se às mudanças climáticas? Outras Palavras, 2020. Disponível em: https://tecnoblog.net/247801/golpe-whatsapp-clonagem-celular-politicos/. Acesso em: 27 de ago. de 2020.

Artigo ou matéria de site ou blog na internet sem autor

MPT alerta: trabalho infantil viola direitos humanos e impede progresso social e econômico do país. Ministério Público do Trabalho em Campinas, 2020. Disponível em: http://www.prt15.mpt.mp.br/2-uncategorised/1148-mpt-alerta-trabalho-infantil-viola-direitos-humanos-e-impede-progresso-social-e-economico-do-pais. Acesso em: 27 de ago. de 2020.

Legislação em meio impresso

BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 139, n. 8, p. 1-74, 11 jan. 2002.

Legislação em meios eletrônicos

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais nos 1/1992 a 76/2013, pelo Decreto Legislativo nº 186/2008 e pelas Emendas Constitucionais de Revisão nºs 1 a 6/1994. 40.ed. com índice. Brasília: Centro de Documentação e Informação (CEDI), 2013. 464 p. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/legislacao/Constituicoes_Brasileiras/constituicao1988.html. Acesso em: 10 jun. 2019.

BRASIL. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Atos do Poder Legislativo, Brasília, DF, 18 nov. 2011. Seção 1, p. 1-4. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=18/11/2011&jornal=1000&pagina=1&totalArquivos=12. Acesso em: 10 jun. 2019.

Jurisprudência em meios eletrônicos

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Ação direta de inconstitucionalidade nº 3510/DF – Distrito Federal. Relator: Ministro Ayres Britto. Pesquisa de Jurisprudência, Acórdãos, 29 maio 2008. Disponível em: http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/pesquisarJurisprudencia.asp. Acesso em: 10 jun. 2014.

Destaques: palavras estrangeiras, termos técnicos ou em destaque devem estar em itálico. Aspas somente para citações diretas. Itálico não deve ser utilizado para destacar palavras, mas sim negrito, salvo em caso de citações diretas, quando é preciso transcrever literalmente como consta da fonte, mas, neste caso, é necessário sinalizar, entre colchetes, “[grifos no original]”.

Figuras, Gráficos e TabelasFiguras deverão ter a máxima resolução possível, sendo a resolução mínima de 300 dpi. Para Figuras, Gráficos e Tabelas, o título deve ser inserido na parte superior, com indicativo em número arábico, centralizado, travessão e título, tamanho letra 12 em negrito; na parte inferior, a fonte (referência ao documento de onde foram extraídas as informações/dados) tamanho da letra 10, centralizado.

Agradecimentos: após a conclusão do texto, podem ser inseridos apêndices, anexos e agradecimentos. Agradecimentos servem para fazer referência a qualquer subvenção ou instituição de apoio financeiro para a pesquisa.

Declaração de submissão e verificação

A responsabilidade pelos conteúdos dos textos é das autoras e autores. A submissão implica que o trabalho não foi publicado, que não está sob análise/consideração para publicação em outro meio/lugar e que a eventual publicação dispõe de aceite de todas as autores e autores envolvidos.


Declaração de conflito de interesses e utilização de detalhes clínicos, dados e imagens de pacientes

A Revista requer a declaração de quaisquer interesses concorrentes em relação ao trabalho submetido. A autora ou autor responsável pela submissão fica obrigada(o) a essa declaração, em nome de todas as coautoras ou coautores do documento. Caso o artigo envolva estudos sobre pacientes ou voluntários, a necessária aprovação pelo Comitê de Éética, bem como o consentimento informado individual de cada participante, devem ser incluídos como parte do documento o número do Protocolo do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).


Nota sobre direitos autorais

A Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano reserva-se o direito autoral do trabalho publicado, em conjunto com os autores, sendo que, ao submeter o artigo para a revista, o autor concorda com a cessão gratuita do artigo. As autoras e autores declaram que qualquer trabalho apresentado, se aceito, não será publicado em outro meio/lugar, salvo com a expressa referência completa à publicação da Revista.