v. 2 n. 1 (2019): Dossiê "Significado e impactos da Reforma Trabalhista no mundo do trabalho"

 

 A Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano – Revista da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região (RJTDH), já desde sua primeira edição, se guia pelo propósito de oferecer um espaço de publicação de estudos científicos interdisciplinares nacionais e internacionais de qualidade sobre temas afetos às relações de trabalho, pensados na perspectiva do desenvolvimento humano e social, e com vistas a contribuir com o aperfeiçoamento das reflexões teóricas e das ações práticas afins à seara jurídica e atinentes ao mundo do trabalho.


Nesta linha, neste primeiro número do segundo volume da RTDH, se apresenta o Dossiê Especial “Significado e impactos da Reforma Trabalhista no mundo do trabalho”, organizado, a convite, pelos Professores Dr. Márcio Túlio Viana (PUC-MG) e Dr. José Dari Krein (UNICAMP – CESIT), que, em texto de apresentação, abrem caminho para os subsequentes nove artigos científicos redigidos por pesquisadores de distintas partes do território nacional e de fora do país, todos aprovados após submissão ao sistema de avaliação duplo-cega por pares.

O Dossiê, segundo apresentado pelos seus organizadores, contempla discussões sobre os significados jurídico, social e econômico da Reforma Trabalhista no Brasil, mostrando, por exemplo, que, não obstante o discurso que a tentou justificar, a economia continua andando de lado, inclusive pela queda da massa de rendimentos. E o mercado de trabalho, também por isso, continua a sua trajetória – iniciada com crise de 2015 – de piora dos indicadores do emprego e da formalização dos contratos laborais. Assim, é possível afirmar, cientificamente, que, além de negar os argumentos e as teses dos seus propagadores, a realidade da reforma aponta para o avanço da precarização do trabalho e da vulnerabilidade dos trabalhadores.

Por outro lado, e com o mesmo objetivo de incorporar olhares diferentes, não nos limitamos, nesta coletânea, a recolher pesquisas e estudos feitos em nosso território. Sempre atentos aos critérios da double blind review, selecionamos excelentes textos de colegas estrangeiros, que – por feliz coincidência - trazem todos em suas veias o mesmo sangue latino que nos contagia, e, por isso, carregam em seus corações sensibilidades semelhantes às nossas. São reflexões que se debruçam sobre o significado e impacto das reformas laborais e dos processos de precarização do trabalho em países como Colômbia, México e Espanha, evidenciando pontos de aproximação e distanciamento com a Reforma Trabalhista brasileira.

A Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região prossegue, com a RJTDH, em sua missão de construir canal de difusão de conhecimento qualificado direcionado à toda comunidade que se propõe a pensar o mundo do trabalho sob um viés humano e solidário.


Uma ótima leitura!


A Equipe Editorial

Publicado: 2019-07-06

Edição completa

Artigos para o Dossiê “Significado e impactos da reforma trabalhista"