(In)sustentabilidades da produção de semijoias de Limeira-SP a partir da atividade

  • Sandra Francisca Bezerra Gemma Univesidade Estadual de Campinas
  • Flavia Traldi de Lima Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Bruna Pirino Univesidade Estadual de Campinas
  • Kemily Santos Gomes Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Resumo

Introdução: O município de Limeira-SP é reconhecido como um importante polo da indústria de semijoias no Brasil que abrange uma extensa cadeia desde a criação, projeto, fabricação, venda, marketing, gestão e administração, porém lida com desafios ligados às externalidades negativas que precisam ser melhor compreendidos.

Objetivo: Discutir as questões ligadas às (in)sustentabilidades da cadeia produtiva de semijoias em Limeira-SP nas perspectivas social, ambiental e econômica, especialmente com foco na atividade humana.
Metodologia: Revisão bibliográfica e dados de pesquisas empíricas realizadas neste setor pelo ErgoLab/Unicamp (Laboratório de Ergonomia, Saúde e Trabalho) e demais instituições parceiras.

Resultados: A atividade produtiva das semijoias na cidade de Limeira-SP traz inúmeras adversidades e pode impactar diretamente tanto na saúde dos(as) trabalhadores(as), quanto nas questões socioambientais, por conta de suas características que envolve manuseio de agentes químicos, os trabalhos infantil, informal e doméstico.

Conclusão: O setor de semijoias não é sustentável, sobretudo por conta das questões sociais e que envolvem a atividade de trabalho. Marcado pela informalidade, o trabalho doméstico, e o consequente trabalho infantil, perpassa por questões de contaminações ambientais, posto que este setor consiste em risco para a saúde coletiva e do território. Ademais, condições de trabalho precárias expõem ainda mais mulheres, jovens e crianças inseridas neste mercado de trabalho, porém de forma (in)sustentável. Urge avançar na formulação e implantação de políticas públicas sistêmicas e integradas que possam dar conta da complexidade enfrentada.

PALAVRAS-CHAVE: ergonomia da atividade; psicodinâmica do trabalho; semijoias; sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Francisca Bezerra Gemma, Univesidade Estadual de Campinas

Livre Docente em Ergonomia, Saúde e Trabalho pela FCA Unicamp, Especialista em Ergonomia pela Engenharia de Produção da Poli USP, com Doutorado e Mestrado em Engenharia Agrícola na temática de Ergonomia pela Unicamp. Professora Associada da FCA Unicamp na área de Engenharia. Professora plena do ICHSA - Curso de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da FCA-Unicamp e Professora colaboradora do PPG em Política Científica e Tecnológica do IG Unicamp. Coordenadora do ErgoLab (Laboratório de Ergonomia, Saúde e Trabalho – FCA Unicamp).

Flavia Traldi de Lima, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Mestrado em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (FCA/UNICAMP), Doutorado em Educação (FE/UNICAMP), Especialização em Gestão de Pessoas (USP). Docente do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Professora Colaboradora do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas na Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP). Pesquisadora associada no Laboratório de Ergonomia, Saúde e Trabalho (ERGOLAB) na FCA/UNICAMP e no Núcleo de Estudos Trabalho, Saúde e Subjetividade (NETSS) na FE/UNICAMP

Bruna Pirino, Univesidade Estadual de Campinas

Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) e pós-graduada em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestranda em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pesquisadora integrante do Laboratório de Ergonomia, Saúde e Trabalho (ERGOLAB) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Kemily Santos Gomes, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) e pós-graduada em Direito de Família e Sucessões pela UniDomBosco. Mestranda em Direito, na área de concentração de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) e integrante do grupo de pesquisa CNPq denominado Saúde, Direitos Humanos e Vulnerabilidade.

Referências

ABUD, Karina C.; ETULAIN, Carlos R. A desindustrialização na microrregião de Limeira (MRL) no século XXI. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNICAMP, 27., 2019, Campinas. [Anais]. Disponível em: https://prp.unicamp.br/inscricao-congresso/resumos/2019P16067A33991O263.pdf. Acesso em: 13 dez. 2024.

ALVES, Gisele Beatriz de Oliveira; ASSUNÇÃO, Ada Ávila; LUZ, Micheline Gomes da. A abordagem ergonômica no estudo das posturas do trabalho: o caso de uma fábrica de jóias. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 111-117, set./dez. 2002. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/13905. Acesso em: 9 dez. 2024.

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE LIMEIRA. Festival de semijoias estima faturamento de R$ 8 milhões e público de mais de 20 mil pessoas em Limeira. Acillimeira.com.br, Limeira, SP, 14 set. 2023, 10:25. Disponível em: https://www.acillimeira.com.br/noticias:festival-de-semijoias-estima-faturamento-de-r--8-milhoes-e-publico-de-mais-de-20-mil-pessoas-em-limeira. Acesso em: 24 set. 2024.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BECK, Ulrich. Sociedade de Risco: rumo a uma outra modernidade. São Paulo: Ed. 34, 2010.

BISAN, Beatriz; G1 PIRACICABA REGIÃO. Entenda o processo de fabricação de semijoias em Limeira, 2º maior arranjo produtivo do mundo: conhecida como ‘capital da joia folheada’, cidade abriga cerca de 1.500 empresas do ramo. O G1 visitou uma das fábricas para explicar todas as etapas até venda da peça. G1.globo.com, [Piracicaba], 5 maio 2024, 2024, 06:01. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2024/05/05/entenda-o-processo-de-fabricacao-de-semijoias-em-limeira-2o-maior-arranjo-produtivo-do-mundo.ghtml. Acesso em: 5 set. 2024.

BOUDRA, Leila. Sustentabilidade do trabalho e prevenção na adesão: o caso da dimensão territorial dos resíduos na atividade de triagem de embalagens domésticas. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade de Lyon, Lyon (França), 2016.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2024]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 29 nov. 2024.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei n.º 743-A, de 2015 (do Sr. Miguel Lombardi). Confere ao Município de Limeira, no Estado de São Paulo, o título de Capital Nacional da Joia Folheada; tendo parecer da Comissão de Cultura, pela aprovação. Relatora: Dep. Alice Portugal. Brasília, DF: Sala da Comissão, 5 jul. 2016. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=1ADD3FE30C4FD836565F4AE56A197B5C.proposicoesWeb1?codteor=1314857&filename=Avulso+-PL+743/2015. Acesso em: 5 set. 2024.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Anexo 11: agentes químicos cuja insalubridade é caracterizada por limite de tolerância e inspeção no local de trabalho. In: BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora nº 15: atividades e operações insalubres. Brasília, DF: MTE, 2022b. [p. 81-88]. Disponível em: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conselhos-e-orgaos-colegiados/comissao-tripartite-partitaria-permanente/arquivos/normas-regulamentadoras/nr-15-atualizada-2022.pdf. Acesso em: 9 dez. 2024.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora nº 17: ergonomia. Brasília, DF: MTE, 2022c. Disponível em: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conselhos-e-orgaos-colegiados/comissao-tripartite-partitaria-permanente/arquivos/normas-regulamentadoras/nr-17-atualizada-2022.pdf. Acesso em: 5 set. 2024.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora nº 12: segurança no trabalho em máquinas e equipamentos. Brasília, DF: MTE, 2022d. Disponível em: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conselhos-e-orgaos-colegiados/comissao-tripartite-partitaria-permanente/arquivos/normas-regulamentadoras/nr-12-atualizada-2022-1.pdf. Acesso em: 5 set. 2024.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000. Altera dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943. Brasília, DF: Presidência da República, [2022a]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10097.htm. Acesso em: 9 dez. 2024.

BRUNORO, Claudio Marcelo; BOLIS, Ivan; SZNELWAR, Laerte Idal. Contribuições da ergonomia da atividade e da psicodinâmica do trabalho para um trabalhar em uma perspectiva de sustentabilidade. Revista Ação Ergonômica, [Rio de Janeiro], v. 12, n. 1, p. 9-17, 2021. Disponível em: https://revistaacaoergonomica.org/article/doi/10.4322/rae.v12n1.e201702. Acesso em: 9 dez. 2024.

DEJOURS, Christophe. Entre o desespero e a esperança: como reencantar o trabalho. Revista CULT, São Paulo, v. 139, n. 12, p. 49-53, 2009.

DEJOURS, Christophe. Por um novo conceito de saúde. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, [s. l.], n. 54, v.14, abr./jun. 1986.

DEJOURS, Christophe. Trabalho vivo: sexualidade e trabalho. Brasília: Paralelo 15, 2012. v. 1.

DEJOURS, Christophe; DESSORS, Dominique; DESRLAUX, François. Por um trabalho, fator de equilíbrio. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 33, n. 3, p. 98-104, maio/jun. 1993. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901993000300009. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/38485. Acesso em: 9 dez. 2024.

DOWBOR, Ladislau. O capitalismo se desloca: novas arquiteturas sociais. São Paulo: Edições SESC, 2020.

ETULAIN, Carlos Raul. A microrregião de Limeira, o setor de semijoias e as contribuições de pesquisas da FCA/UNICAMP. In: GEMMA, Sandra Francisca Bezerra; LIMA, Flavia Traldi de; VIGANÔ, Marta de Mesquita Silva. Produção de semijoias em Limeira-SP: conexões entre vida, trabalho e família. Campinas, SP: BCCL/UNICAMP: 2021. cap. 1, p. 22-43. DOI: https://doi.org/10.20396/ISBN9786587175218. Disponível em: https://www.fsp.usp.br/lehca/wp-content/uploads/2021/10/Ebook-Producao-de-Semijoias-em-Limeira.pdf. Acesso em: 12 dez. 2024.

FEIL, Alexandre André; SCHREIBER, Dusan. Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: desvendando as sobreposições e alcances de seus significados. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, Art. 7, jul./set. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1679-395157473. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/57473. Acesso em: 20 set. 2024.

FERREIRA, Marcos Antonio Libardi. Estudo dos riscos à saúde do trabalhador e ao meio ambiente na produção de joias e bijuterias de Limeira-SP. 2005. 186 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Metodista de Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste, 2005.

G1 PIRACICABA E REGIÃO. Aprovado no Senado projeto que torna Limeira capital nacional da joia folheada: texto segue para sanção da Presidência da República. Município é responsável por 70% da produção do setor no país, segundo associação. G1.globo.com, [Piracicaba], 12 dez. 2017, 20:23. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/aprovado-no-senado-projeto-que-torna-limeira-capital-nacional-da-joia-folheada.ghtml. Acesso em: 20 set. 2024.

GEMMA, Sandra Francisca Bezerra; LIMA, Flavia Traldi de; BETTY, Ingrid Barbosa; PIRINO, Bruna (org.). ErgoLab 15 anos: saberes e transformações do trabalho vivo. Campinas, SP: BCCL/UNICAMP, 2024. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/omp/index.php/ebooks/catalog/view/171/208/743. Acesso em: 12 dez. 2024.

GEMMA, Sandra Francisca Bezerra; LIMA, Flavia Traldi de; VIGANÔ, Marta de Mesquita Silva. Produção de semijoias em Limeira-SP: conexões entre vida, trabalho e família. Campinas, SP: BCCL/UNICAMP, 2021. DOI: https://doi.org/10.20396/ISBN9786587175218. Disponível em: https://www.fsp.usp.br/lehca/wp-content/uploads/2021/10/Ebook-Producao-de-Semijoias-em-Limeira.pdf. Acesso em: 12 dez. 2024.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades e estados: Limeira. IBGE.gov.br, [s. l.], [20--?]. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/sp/limeira.html. Acesso em: 22 set. 2024.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Limeira: panorama. Cidades.ibge.gov.br, [s. l.], c2023. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/limeira/panorama. Acesso em: 20 set. 2024.

INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA. Inmetro estabelece limites para cádmio e chumbo em bijuterias e joias: A intenção é proteger o meio ambiente contra metais pesados, resguardar a saúde do consumidor e incentivar o mercado nacional, prejudicado com a concorrência desleal dos produtos de baixa qualidade. Gov.br, [s. l.], 1 fev. 2016, 11:00. Atualizado em: 25 nov. 2022, 15:09. Disponível em: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/inmetro-estabelece-limites-para-cadmio-e-chumbo-em-bijuterias-e-joias. Acesso em: 5 set. 2024.

LACORTE, Luis Eduardo Cobra. A construção de políticas públicas em rede intersetorial para a erradicação do trabalho infantil em Limeira-SP. Orientador: Rodolfo Andrade de Gouveia. 2012, f. 172. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6134/tde-10092012-162500/pt-br.php. Acesso em: 11 dez. 2024.

LACORTE, Luis Eduardo Cobra; VILELA, Rodolfo Andrade Gouveia; SILVA, Reginalice da Cera; CHIESA, Anna Maria; TULIO, Elisa Sartori; FRANCO, Robson Ramalho; BRAVO, Ecléa Spiridião. Os nós da rede para erradicação do trabalho infanto-juvenil na produção de joias e bijuterias em Limeira–SP. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 38, n. 128, p. 199-215, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbso/a/LF4xBdhmG7F8HzKthvQHr9m/. Acesso em: 9 dez. 2024.

LANCMAN, Selma; SZNELWAR, Laerte Idal (org.). Christophe Dejours: da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho. Tradução: Frank Soudant. Brasília: Paralelo 15. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2011.

LANCMAN, Selma; UCHIDA, Seiji. Trabalho e subjetividade: o olhar da psicodinâmica do trabalho. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, [São Paulo], v. 6, p. 79-90, 2003. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v6i0p79-90. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-37172003000200006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 abr. 2024.

LAVINAS, Lena (coord.); SORJ, Bila; BARSTED, Leila Linhares; JORGE, Angela. Trabalho a domicílio: novas formas de contratualidade. Texto para Discussão, Rio de Janeiro, n. 717, abr. 2000. Disponível em: https://portalantigo.ipea.gov.br/agencia/index.php?option=com_content&view=article&id=3986. Acesso em: 9 dez. 2024.

LEITE, Roberto Basilone. Ecologia do trabalho: a simbiose entre o direito do trabalho e o direito ambiental. Revista do Tribunal Superior do Trabalho, Brasília, v. 69, n. 1, p. 166-203, jan./jun. 2003. Disponível em: https://juslaboris.tst.jus.br/bitstream/handle/20.500.12178/3834/015_leite.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 5 set. 2024.

LIMA, Flavia Traldi de. Vivências relacionadas ao trabalhar na produção de semijoias: contribuições da ergonomia e da psicodinâmica do trabalho. Orientadora: Sandra Francisca Bezerra Gemma. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) - Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Limeira, SP, 2017. DOI: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2017.984007. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/984007. Acesso em: 11 dez. 2024.

LIMA, Flavia Traldi de; GEMMA, Sandra Francisca Bezerra. Terceirização e informalidade: o trabalho no setor de semijoias. Revista Laborativa, [s. l.], v. 9, n. 1, p. 30-45, abr. 2020. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/rlaborativa/article/view/3152. Acesso em: 9 dez. 2024.

LIMEIRA (SP). Lei Complementar nº 442, de 12 de janeiro de 2009. Dispõe sobre o Plano Diretor Territorial-Ambiental do município de Limeira e dá outras providências. Limeira, SP: SINO Informática, c2024c. Disponível em: https://legislacao.limeira.sp.leg.br/Limeira-SP/LeisComplementares/442-2009. Acesso em: 20 set. 2024.

LIMEIRA (SP). Lei Ordinária nº 4.391, de 18 de junho de 2009. Atribui ao município de Limeira os títulos de capital histórica da laranja e capital da joia folheada e dá outras providências. Limeira, SP: SINO Informática, c2024a.

Disponível em:

https://legislacao.limeira.sp.leg.br/Limeira-SP/LeisOrdinarias/4391-2009. Acesso em: 20 set. 2024.

LIMEIRA (SP). Lei Ordinária nº 6.292, de 23 de outubro de 2019. Dispõe sobre o horário de funcionamento da indústria e dos prestadores de serviços situados no município de Limeira e dá outras providências. Limeira, SP: SINO Informática, c2024b. Disponível em: https://legislacao.limeira.sp.leg.br/Limeira-SP/LeisOrdinarias/6292-2019. Acesso em: 20 set. 2024.

LIMEIRA (SP). Prefeitura Municipal de Limeira. Limeira: município de interesse turístico. Limeira.sp.gov.br, [Limeira, SP], [20--?]. Atrações turísticas: apresentação. Disponível em: https://www.limeira.sp.gov.br/turismo/atracoes-turisticas/apresentacao. Acesso em: 5 set. 2024.

LOCALI, Tammy. Ticiane. Um estudo sobre trabalho e educação das crianças no setor de joias e bijuterias em Limeira. Orientador: Luiz bezerra Neto. 2011. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2605. Acesso em: 11 dez. 2024.

MORIN, Edgar. A Via para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 7 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de direito do trabalho. 18. ed. São Paulo: Saraiva, 2000.

OLIVEIRA, Anna; MORAIS, Amanda; SASSE FILHO, Erick; CASSARO FILHO, Eugênio; SILVA, Isabela; GARCIA, Luiz;

VENDRAMIN, Márcia; FUENTES-ROJAS, Marta; OLIVEIRA, Michelly; BOLELHO, Miriã; GEMMA, Sandra Francisca Bezerra; RODRIGUES, Sara; ANDRADE, Suele. Trabalho infantil em Limeira-SP: estratégias de proteção através do aplicativo mobile. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNICAMP, 24., 2016, Campinas. [Anais]. Campinas: [s. n.], 2016.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Convenção nº 155: convenção sobre segurança e saúde dos trabalhadores e o meio ambiente de trabalho (adotada em Genebra, em 22 de junho de 1981). [São Paulo]: TRT-2, [20--?]. Disponível em: https://www.trt2.jus.br/geral/tribunal2/LEGIS/CLT/OIT/OIT_155.html. Acesso em: 05 set. 2024.

RIBEIRO, Marcelo Afonso; KNABEM, Andréa; OLIVEIRA, Marina Cardoso de. Gestão e aconselhamento de carreira e objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda ONU 2030: reflexões e incorporações urgentes às práticas. In: CARVALHO-FREITAS, Maria Nivalda de; BENTIVI, Diane Rose Cunha; AMORIM-RIBEIRO, Elisa Maria Barbosa de; MORAES, Melissa Machado de; DI LASCIO, Rafael Henrique Castanho; BARROS, Sabrina Cavalcante (org.). Psicologia organizacional e do trabalho: perspectivas teórico-práticas. São Paulo: Vetor, 2022. cap. 3, p. 79-120.

SAMPAIO, Sergio Eduardo Ketelhute. Sistemas locais de produção: estudo de caso da indústria de joias e bijuterias de Limeira-SP. 2002. f. 68. Monografia - Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas, 2002.

SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 62.624, de 8 de junho de 2017. Institui, junto à Secretaria de Desenvolvimento Social, a Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção ao Trabalhador Adolescente e dá providências correlatas. [São Paulo]: Alesp, [2017]. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2017/decreto-62624-08.06.2017.html. Acesso em: 20 set. 2024.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Data MPE Brasil: Limeira. Datampe.sebrae.com.br, [s. l.], 2022. Disponível em: https://datampe.sebrae.com.br/profile/geo/limeira. Acesso em: 22 set. 2024.

SILVA, Guilherme Oliveira Catanho. O meio ambiente do trabalho e o princípio da dignidade da pessoa humana. In: TÓPICOS AVANÇADOS DE NR’S, 2014, Belém, PA. [Anais]. Belém, PA: [s. n.], 2014. Disponível em: https://www.trt8.jus.br/sites/portal/files/roles/trabalho-seguro/eventos/2015-05-30/guilherme_catanho_silva_meio_ambiente_do_trabalho.pdf. Acesso em: 05 set. 2024.

SILVA, Marta de Mesquita. O trabalho preciso e precioso nas fábricas de semijoias em Limeira-SP. Orientadora: Sandra Francisca Bezerra Gemma. Coorientador: Carlos Raul Etulain. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) - Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Limeira, SP, 2018. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/1079660. Acesso em: 11 dez. 2024.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Faculdade de Ciências Aplicadas. Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. ErgoLab: Laboratório de Ergonomia, Saúde e Trabalho. [Limeira, SP]: FCA, [20--]. Disponível em: https://sites.google.com/view/ergolab/o-ergolab. Acesso em: 23 set. 2024.

VENDRAMIN, Márcia Cristina da Silva; GEMMA, Sandra Francisca Bezerra; MATA, Andreia Silva da. Entre o trabalho e a escola: a infância suprimida na produção de semijoias e bijuterias. Filosofia e Educação, Campinas, v. 11, n. 2, p. 302-323, maio/ago. 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8657845. Acesso em: 9 dez. 2024.

Publicado
2024-12-20
Como Citar
Bezerra Gemma, S. F., Traldi de Lima, F., Pirino, B., & Santos Gomes, K. (2024). (In)sustentabilidades da produção de semijoias de Limeira-SP a partir da atividade. Revista Jurídica Trabalho E Desenvolvimento Humano, 7. https://doi.org/10.33239/rjtdh.v7.248
Edição
Seção
Artigos para o "Dossiê Ecologia, Sindicalismo e Direito do Trabalho"