O viés social da ordem econômica nacional

por uma garantia do desenvolvimento econômico que supere as desigualdades sociais

Palavras-chave: Ordem Econômica Nacional; Desenvolvimento econômico; desigualdade social; Brasil., National Economic Order; Economic development; social inequality; Brazil.

Resumo

Considerando o contexto de desigualdade social no país, o objetivo deste trabalho é discutir a ordem econômica nacional na perspectiva econômica-social furtadiana, de modo que a inferência ao tema seja correlaciona-lo diretamente ao cumprimento do desenvolvimento econômico enquanto um dos objetivos da República Federativa do Brasil. Utilizou-se a investigação bibliográfica, adotando para o conceito de desenvolvimento o autor Celso Furtado, além de dados de órgãos nacionais e internacionais. Têm-se como resultado que o desenvolvimento econômico, perseguido na esfera nacional, é um campo de estudo ainda latente no Brasil, principalmente por manter uma tríplice relação de economia, política e questões sociais, vinculando objetivos distintos dentro de um mesmo panorama.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Yume Nagasaki, Faculdade de Direito do Sul de Minas

Mestre no Programa de Pós-Graduação em Direito com área de concentração em Constitucionalismo e Democracia da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Mato do Sul (UFMS/CPTL). Bolsista da FAPEMIG. E-mail: jessicayumenagasaki@gmail.com

Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis, Faculdade de Direito do Sul de Minas e Universidade Estadual de Campinas

Jurista, Pedagoga, Mestre, Doutora e Pós-Doutora em Educação. Professora da graduação e da pós graduação da Faculdade de Direito do Sul de Minas e da Faculdade de Educação da UNICAMP. Pesquisadora e líder do Laboratório de Políticas Públicas e Direitos Fundamentais (LabDirF/FDSM), bem como pesquisadora e vice-líder do Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional - LaPPlanE da Faculdade de Educação. E-mail: anaelisasqa@gmail.com.

Publicado
2020-06-05
Como Citar
Nagasaki, J. Y., & Assis, A. E. S. Q. (2020). O viés social da ordem econômica nacional: por uma garantia do desenvolvimento econômico que supere as desigualdades sociais. Revista Jurídica Trabalho E Desenvolvimento Humano, 3. https://doi.org/10.33239/rjtdh.v1.64
Edição
Seção
Artigos em Fluxo Contínuo