Educação Jurídica e Direito do Trabalho Crítico

Resumo

O presente artigo busca analisar a educação jurídica e o Direito do Trabalho crítico a partir da resenha do livro “Direito do Trabalho: uma introdução político-jurídica”, refletindo sobre o papel da docência universitária no processo de formação do estudante, relativamente ao fenômeno jurídico trabalhista. Para tanto, inicialmente, passa-se a indagar acerca da educação jurídica e o sentido do que se compreende como crítica, para, em seguida, apresentar o conteúdo da obra, com as devidas reflexões e análises, com o intento de evidenciar não somente a sua pertinência, num contexto de transformações severas na discursividade do Direito do Trabalho, mas, principalmente, os elementos ideológicos que subsidiam a predominância de uma formação dogmática no ramo juslaboral.

PALAVRAS-CHAVE: Educação jurídica. Formação. Direito do Trabalho crítico. Elementos ideológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Victor Marques da Silva, UFBA

Doutorando em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2020.1), com Bolsa CAPES, Mestre em Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica do Salvador (2016), Especialista em Direito e Processo do Trabalho pelo JusPODIVM - Instituto de Ensino Jurídico e Concursos Públicos (2013) e Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2008). Possui experiência nas áreas de Direito e Processo do Trabalho e Direito Civil (Teoria Geral, Obrigações, Famílias e Sucessões). Realiza a condução de oficinas temáticas: Direitos Humanos com foco nas relações sócio-raciais e desigualdades; Aspectos Jurídicos do Terceiro Setor; Constituição e Registro Legal de Organizações do Terceiro Setor; Direitos das Comunidades Quilombolas. Foi membro do Núcleo de Estudantes Negros da UFBA - NENU, no qual desenvolveu militância política e acadêmica. De 2011 a 2014, atuou em projetos de compensação socioambiental, com mobilização social e moderação na condução de processos de fortalecimento institucional de organizações da sociedade civil. De junho/2015 a dezembro/2016, fui bolsista de Mestrado pela FAPESB - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. De setembro/2017 a setembro/2018, fui professor na Faculdade Regional de Alagoinhas (Unirb Alagoinhas), no Curso de Direito, e Professor Substituto na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Semestre 2019.2). Membro dos Grupos de Pesquisa Transformações do Trabalho, Democracia e Proteção Social (FDUFBA) e Direitos Fundamentais e Reflexos nas Relações Sociais (FDUFBA). Atualmente, leciona no Curso de Graduação em Direito da FAMAM - Faculdade Maria Milza.

Referências

DUTRA, Renata Queiroz. Direito do trabalho: uma introdução político-jurídica. 1. ed. Belo Horizonte: RTM, 2021. v. 1.

MORAIS, Hugo Belarmino de. A dialética entre educação jurídica e educação do campo: a experiência da Turma “Evandro Lins e Silva” da UFG derrubando as cercas do saber jurídico. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas). Universidade Federal da Bahia, João Pessoa.

NOBRE, Marcos. A Teoria Crítica. 3 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor: 2011.

Publicado
2022-07-06
Como Citar
Marques da Silva, J. V. (2022). Educação Jurídica e Direito do Trabalho Crítico. Revista Jurídica Trabalho E Desenvolvimento Humano, 5. https://doi.org/10.33239/rjtdh.v5.117
Edição
Seção
Resenhas Críticas