Uberização - o Empreendedorismo como novo nome para a exploração

  • André Monici Sabino Universidade de São Paulo (USP - Largo São Francisco)
  • Ludmila Costhek Abílio UNICAMP - Universidade de Campinas

Resumo

Resumo: O desenvolvimento tecnológico estabelecido, dentre outros, pela robótica, nanotecnologia e tecnologia da informação, tem promovido transformações significativas no mundo do trabalho, que hoje culminam no realizado via plataformas digitais. Valendo-se de sofisticados sistemas de gerência operados por algoritmos, as empresas-aplicativo (Abílio, 2017) apostam no discurso do empreendedorismo para dispensar aos seus “parceiros” o tratamento jurídico de trabalhadores autônomos ou independentes. Neste sentido, por meio de análises semânticas, fáticas, econômicas, sociais e jurídicas, o estudo busca demonstrar que, nestes casos, o empreendedorismo não passa de mera retórica para justificar e legitimar a exploração dos trabalhadores. Por fim, discute-se desafios, riscos e oportunidades desta forma de organização do trabalho em franca expansão, enfocando-se na relação entre tecnologia e o papel de instituições públicas e privadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Monici Sabino, Universidade de São Paulo (USP - Largo São Francisco)

André Monici Sabino – Advogado trabalhista. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela PUC/Campinas (2012) e pela Universidade de São Paulo - USP/Largo São Francisco (2019). Pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT – UNICAMP).

Ludmila Costhek Abílio, UNICAMP - Universidade de Campinas

Ludmila Costhek Abílio – Socióloga, Doutora em Ciências Sociais (2011), Pesquisadora do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT – UNICAMP), onde realiza seu segundo pós doutorado em Economia.

Publicado
2019-12-18
Como Citar
Sabino, A. M., & Abílio, L. C. (2019). Uberização - o Empreendedorismo como novo nome para a exploração. Revista Jurídica Trabalho E Desenvolvimento Humano, 2(2). https://doi.org/10.33239/rtdh.v2i2.53