Sobre a Revista
A Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano – Revista da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região é uma publicação semestral que elege o fenômeno social do trabalho enquanto elemento do desenvolvimento humano como prioridade. Dedica-se a publicar estudos interdisciplinares, teóricos ou empíricos, atinentes às normas jurídicas e sua aplicação na sociedade. Busca fomentar reflexões rigorosas que possam orientar a redução das desigualdades materiais, com garantia de acesso de toda a população a um padrão de vida de qualidade e à observância de seus direitos básicos, sem discriminação por gênero, raça, idade ou orientação sexual.
Os artigos publicados estão adstritos à observância das seguintes premissas:
- preocupação com os princípios éticos e com o respeito à dignidade humana nas relações de trabalho;
- reconhecimento da assimetria ínsita à relação laboral, em desfavor do detentor da força de trabalho;
- atenção aos fundamentos científicos atinentes aos Direitos Humanos, ao Direito e Processo do Trabalho e às áreas do conhecimento afins;
- interlocução entre teoria e prática, pesquisa qualitativa e quantitativa, realidade e conhecimento, com vistas à redução das desigualdades sociais.
Dentro de sua linha e premissas editoriais, a Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano interessa-se por reflexões jurídicas e de áreas afins de conhecimento que sejam de origem e abrangência local, regional, nacional e internacional.
A Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano aceita, em fluxo contínuo, submissões de artigos científicos eresenhas críticas inéditos e adota a modalidade de publicação contínua ou rolling pass, na qual os textos são imediatamente publicados conforme obtenham aprovação. São aceitos artigos em português, inglês, espanhol, italiano, francês e alemão. Os artigos inéditos serão publicados em sua língua original. Artigos originalmente publicados em outro país, em idioma distinto do português e inéditos no Brasil, também são aceitos à submissão com vistas à tradução para a língua portuguesa.
Editores-chefes:
Silvio Beltramelli Neto
Clarissa Ribeiro Schinestsck