A Equipe Editorial da Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano – Revista da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região é deste modo constituída:

Editores-Chefes:

SILVIO BELTRAMELLI NETO 

Professor Titular Categoria A1 da Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito, linha de pesquisa "Cooperação Internacional e Direitos Humanos", grupo de pesquisa Direito num Mundo Globalizado (CNPQ/PUC-Campinas). Pós-doutor em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, integrando o Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho - CESIT. Doutor em Direito (2013) pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre (2007) em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Especialista (2001) em Direito e Processo do Trabalho pela PUC-Campinas (2001). Graduado pela PUC-Campinas em 1999. Integra o quadro de docentes da Escola Superior do Ministério Público da União - ESMPU. Membro do Ministério Público do Trabalho (2006), atuando como Procurador do Trabalho na Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas/SP).  (Currículo Lattes

CLARISSA RIBEIRO SCHINESTSCK 

Doutora em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo - USP (2013). Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP (2009). Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2002). Graduada em Direito pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL (2000). Membro Pesquisadora do Instituto Brasileiro de Direito Social Cesarino Júnior. Ex-Juíza do Trabalho (TRT 2ª Região). Membro do Ministério Público do Trabalho (2005), atuando como Procuradora do Trabalho na Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas/SP). Integra o quadro de docentes da Escola Superior do Ministério Público da União - ESMPU desde 2018  (Currículo Lattes).


Editores Assistentes:

SAMUEL MENDONÇA 

Professor Titular Categoria A3 da Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito, linha de pesquisa "Direitos Humanos e Políticas Públicas", grupo de pesquisa Direito e Realidade Social (CNPq/PUC-Campinas) e Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Doutor em Filosofia da Educação pela Unicamp, Mestre (área de Ética), Licenciado e Bacharel em Filosofia pela PUC Campinas. Membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e das Faculdades de Direito e de Educação. Atuou como Visiting Scholar na Shanghai Jiao Ton University, China, em 2014. Líder do grupo de pesquisa Política e Fundamentos da Educação (CNPq/PUC-Campinas), com atuação na linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação e membro do grupo de pesquisa Direito e Realidade Social (CNPq/PUC-Campinas), com atuação na linha de pesquisa Direitos Humanos e Políticas Públicas. É Secretário da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (2016-2018), membro da ABRADE - Associação Brasileira de Direito Educacional e participante de diversas sociedades internacionais: North American Nietzsche Society, PES - Philosophy of Education Society, INPE - International Network of Philosophers of Education, ALFE - Asociación Latinoamericana de Filosofía de la Educación. (Currículo Lattes)

FELIPE DA SILVA PINTO ADÃO 

Doutando e Mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, tendo como pesquisa atual a questão racial no Sistema Interamericano de Direitos Humanos. No mestrado, realizou análise política da atuação do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região em casos de trabalho análogo ao de escravo no Brasil contemporâneo. Graduado em Direito pela pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas (2015). Assessor jurídico - cargo comissionado - do Ministério Público do Trabalho - Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas/SP). (Currículo Lattes)

ALINE DE ALESSIO FERREIRA
Analista do MPU / Biblioteconomia, lotada na Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas/SP). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Especialista em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação, pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP.

DIRLENE PATROCINIO LOBO

Especialista em Gestão Eletrônica de Documentos – Administração Pública pela AVM Faculdade Integrada (2016). Especialista em Teoria e Prática da Preservação e Restauro pela Universidade Católica de Santos – UNISANTOS (2009). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo - USP (2003). Analista de Biblioteconomia no Ministério Público da União, lotada na Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região - Campinas/SP (2008). Chefe da Seção de Documentação e Gestão da Informação.

GABRIELA COSTA E SILVA

Mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia- UFBA (2017). Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC (Conclusão em 2013.2). Analista Processual do Ministério Público da União (desde 2015), atualmente lotada na Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas/SP). Professora Convidada da Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Direito e Processo do Trabalho da Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP.  (Currículo Lattes)

LUANA DUARTE RAPOSO

Mestranda em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Direito Constitucional pela PUC-Campinas. Membra do Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital (USP). Fundadora e membra do grupo Estudos do Direito do Trabalho e História - EDITH (USP). Atualmente é assessoria jurídica do Ministério Público do Trabalho. (Currículo Lattes)

JOYCE ANGELICA FREIRE MESSA
Analista do MPU / Biblioteconomia, lotada na Procuradoria Regional do Trabalho da 2ª Região (São Paulo/SP). 

MICAILOVITCH ANDRÉ FERREIRA

Analista do MPU / Biblioteconomia, lotada na Procuradoria Regional do Trabalho da 3ª Região (Belo Horizonte/MG).

 
Equipe Técnica:

RAFAEL FERREIRA DE ALMEIDA 

Chefe da Assessoria de  Comunicação do Ministério Público do Trabalho em Campinas. Graduado em Jornalismo pela  Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas. Especialista em Gestão de Marketing pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação - ESAMC.

BEATRIZ PAGANINI 

Assessora Nível III da Chefia de Gabinete do Procurador-Chefe do do Ministério Público do Trabalho em Campinas. Graduada em Relações Públicas pela UniMetrocamp Campinas e Especialista em Marketing Organizacional pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.