Conselho Internacional

ADA ORDOR (UNIVERSITY OF CAPE TOWN - ÁFRICA DO SUL)

Professora associada e Diretora do Centre for Comparative Law in Africa (CCLA) da Faculdade de Direito da University of Cape Town (UCT). Bacharel em Direito pela Universidade de Jos (Nigéria), mestre em Direito pela Universidade da Nigéria, doutora em Direito pela University of Cape Town, pós-doutora pesquisadora pelo Institute of Development and Labour Law da University of Cape Town e advogada licenciada pela Ordem dos Advogados da Nigéria. Já atuou como pesquisadora da Nigerian Law School e do African Gender Institute, foi membra visitante do Institute for Policy Studies da Johns Hopkins University em Baltimore (EUA) e da American Association of University Women e foi co-editora do Journal of Comparative Law in Africa. Desde 1990, tem publicado diversos livros e artigos sobre Direito e Desenvolvimento, Direito Comparado e Direito do Trabalho.

CRISTINA MANGARELLI (UNIVERSIDADE DA REPÚBLICA - URUGUAI)

Professora de Direito do Trabalho e da Seguridade Social na Faculdade de Direito da Universidad de la Republica e da Universidade de Montevidéu, Uruguai. Doutora em Direito e Ciências Sociais e mestra em Direito do Trabalho e da Seguridade Social pela Faculdade de Direito da Universidad de la Republica. Pesquisadora integrante da Academia Iberoamericana de Derecho del Trabajo y la Seguridad Social, é autora de diversos livros e artigos dedicados à temática do Direito do Trabalho e já participou de congressos pela América do Sul, Europa e Oceania.

ELIZABETH TIPPETT  (UNIVERSIDADE DE OREGON - ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA)

Professora Associada de Direito do Trabalho, Direito do Consumidor e de Negociação, Co-Diretora do Programa de Mestrado Conflict & Dispute Resolution e Associate Faculty do Center for Cyber Security and Privacy, todos da Faculdade de Direito da Universidade de Oregon, EUA. Juris Doctor pela Harvard Law School, Bacharel (B.A) em Social Studies pela Harvard College e Advogada credenciada para atuar nos estados de Oregon, Califórnia e Nova Iorque, bem como perante a Suprema Corte dos Estados Unidos. Já atuou como Advogada Associada no escritório de advocacia Wilson Sonsini Goodrich & Rosati (Palo Alto, Califórnia e Nova Iorque, Nova Iorque), como pesquisadora no Center for Labor and Employment Law da Universidade de Nova Iorque e atuou como Teaching & Research Assistant em diversos programas e disciplinas da Harvard School of Law. É autora de diversas obras, artigos e entrevistas sobre Direito do Trabalho, Relações de Trabalho, Governança Corporativa e questões relacionadas à advocacia em geral e já atuou como conferencista em diversas universidades dos EUA e do Reino Unido.

EVANCE KALULA (UNIVERSITY OF CAPE TOWN - ÁFRICA DO SUL)

Professor Emérito de Direito do Trabalho e da Seguridade Social na Faculdade de Direito da Universidade da Cidade do CaboDoutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Warwick, Inglaterra, mestre em Direito pela Kings College, University of LondonChair do Comitê para Liberdade Sindical, membro e conselheiro da Academy of Science of South Africa, membro do Conselho Ministerial e Consultivo para assuntos econômicos no Departamento de Desenvolvimento Econômico do governo da África do Sul e membro da African Academy of Sciences (AAS). Já foi presidente da International Labour and Employment Relations Association (ILERA), membro do Conselho Consultivo do Laboratório de Pesquisa em Direito do Trabalho e Desenvolvimento na Faculdade de Direito da McGill University em Montreal, Canadá, Chair da Comissão para Condições de Trabalho na África do Sul da OIT, e já trabalhou como Consultor e especialista para diversos governos e organizações internacionais como o governa da Zâmbia, o Alto Comissariado para Refugiados na ONU, o Labour Department do governo estadunidense, entre outras. É autor de diversos trabalhos e artigos sobre regulação do mercado de trabalho, seguridade social, relações de trabalho na África do Sul e Direito do Trabalho Internacional Comparado.

FRANCESC PÉREZ AMORÓS (UNIVERSIDADE AUTÔNOMA DE BARCELONA - ESPANHA)

Professor Catedrático de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha. Doutor em Direito pela Universidade de Barcelona e Doutor Honoris Causa pela Universidade Paulo Freire, Nicarágua. Árbitro do Tribunal Laboral da Catalunha, vice-presidente da Asociación Iberoamericana de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social (AIDTSS) e da Asociación Iberoemericana de Juristas del Derecho del Trabajo y Seguridad Social (AIJDTSS), membro do Comitê Científico da CIELO (Comunidad Internacional para el Estudio Laboral y Ocupacional), pesquisador do Grupo de Investigación “Trabajadores e inmigración”  e do Institut d'´Etudis del Treball, ambos da Universidade Autônoma de Barcelona. Já foi Professor Visitante de diversas universidades latino-americanos e é autor de diversas obras e artigos sobre Direito do Trabalho e da Seguridade Social.

FRANCK HÉAS (UNIVERSIDADE DE NANTES - FRANÇA)

Professor de Direito Social e do Trabalho, Vice-Decano e responsável pelo Setor de Estágio do Programa de Mestrado da Faculté de Droit et de Sciences Politiques da Universidade de Nantes, França. Doutor em Direito pela Universidade de Nantes e especialista em Direito Social e do Trabalho. Membro do Comitê Científico da rede internacional CIELO (Communauté pour la recherche et les études sur le travail et le champ professionnel), membro da comitê científico da Revista Santé et Travail e da Revue internationale sur le travail et la société da Universidade de Quebec, Canadá. Já foi co-responsável pela equipe Travail et Solidarités do laboratório Droit et Changement Social da Universidade de Nantes, membro eleito do Conseil national des Universités (CNU) da França, membro especialista convidado do grupo de trabalho do Conseil Economique et Social de Bretagne e Professor convidado na Faculdade São Judas Tadeu em São Paulo, Brasil. É autor de diversas obras e artigos sobre direito do trabalho e seguridade social.

JOÃO LEAL AMADO (UNIVERSIDADE DE COIMBRA - PORTUGAL)

Professor Associado de Direito do Trabalho da Universidade de Coimbra. Doutor e mestre em Ciências Jurídico-Empresariais pela Universidade de Coimbra. Membro da Direção da APODIT – Associação Portuguesa de Direito do Trabalho, Vice-presidente da Direção do IDET – Instituto de Direito das Empresas e do Trabalho, Membro dos Corpos Gerentes da JUTRA – Associação Luso-Brasileira de Juristas do Trabalho. Membro da lista de árbitros-presidentes do Conselho Económico e Social. Integrante da direção da revista Questões Laborais e redator da Revista de Legislação e de Jurisprudência. Autor de diversas obras e artigos relacionados ao Direito Laboral.

JORGE ROSENBAUM RIMOLO (UDELAR - URUGUAI)

Professor titular de Direito Individual e Coletivo do Trabalho e da Seguridade Social (Grau 5) da Faculdade de Direito e de Legislação e Relações Industriais na Faculdade de Engenharia, ambas da Universidad de La República (UDELAR) em Montevideu, Uruguai. Diretor acadêmico de Direito do Trabalho e da Seguridade Social e Direito Coletivo do Trabalho na Escola de Pós-Graduação e da Faculdade de Direito da UDELAR. Secretário Geral da Fundación Electra, dedicada à promoção do estudo científico do Direito do Trabalho e da Seguridade Social (2010 até o presente). Doutor em Direito e Ciências Sociais pela UDELAR (1975), já desenvolveu atividades de consultoria à OIT nas mais diversas áreas: normas, projetos, investigação e formação em Direito do Trabalho e já trabalhou como assessor no Programa RELASUR doa OIT em parceria com o Ministério do Trabalho e da Seguridade Social da Espanha (1993-1995). É autor de numerosos livros e artigos sobre Direito do Trabalho, Seguridade Social e Relações de Trabalho.

JUAN PABLO MUGNOLO (UNIVERSIDADE DE BUENOS AIRES - ARGENTINA)

Professor Titular de Direito do Trabalho e da Seguridade Social na Universidad de San Andrés e Professor Adjunto Regular de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Universidade de Buenos Aires (UBA). Doutor em Direito pela Universidade de Granada, Espanha e Bacharel em Direito pela Universidade de Buenos Aires (UBA). Membro do Comitê Editorial da Revista Pensar en Derecho, do Comité de Redação da Revista Internacional y Comparada en Relaciones Laborales y Derecho del Empleo, bem como membro ativo da Asociación Argentina de Derecho del Trabajo y la Seguridad Social e membro do Conselho da Magistratura em Buenos Aires. Já trabalhou como Assessor de vários setores do Ministerio de Trabajo, Empleo y Formación de Recursos Humanos de la Nación da Argentina e atuou como Diretor de Assuntos Acadêmicos da Universidade de Buenos Aires (UBA). É autor de diversas obras, tratados e artigos sobre Direito do Trabalho e da Seguridade Social.

MARÍA CRISTINA GAJARDO HARBOE (UNIVERSIDADE DO CHILE)

Advogada integrante da Suprema Corte Chilena (2018-2021) e Diretora da Escola de Pós-Graduação da Universidade do Chile. Doutora em Direito pela Universidade do Chile e pela Universidade de Sevilha (2017), mestra em Planificação e Direção Tributária pela Universidad Adolfo Ibáñez do Chile (2005) e licenciada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Chile (1986). Já foi Diretora da Sociedad Chilena del Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social (2011-2017) e advogada integrante da Corte de Apelações de Santiago (2012-2014). É autora de diversas obras e artigos sobre temas relacionados ao trabalho.

MARIO GARMENDIA ARIGÓN (UNIVERSIDAD DE LA REPUBLICA - URUGUAI)

Professor Decano de Direito do Trabalho e da Seguridade Social das Faculdades de Direito da Universidad de la Republica, em Montevidéu, Uruguai e do Centro Latinoamericano de Economía Humana (CLAEH) em Punta Del Leste, Uruguai. Doutor em Direito e Ciências Sociais e mestre em Direito do Trabalho e da Seguridade Socia pela Faculdade de Direito da Universidad de la Republica. Diretor da Revista Derecho del Trabajo (editorial La Ley Uruguay - Thomson Reuters), integrante do Conselho Editorial Internacional da Revista Magister de Direito do Trabalho e do Conselho Editor da Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região em Campinas - SP e membro correspondente da Academia Nacional de Direito do Trabalho do Brasil. É autor e co-autor de diversas obras sobre Direito do Trabalho e da Seguridade Social.

 MARTHA ELISA MONSALVE CUELLAR (UNIVERSIDAD LA GRAN COLOMBIA - COLOMBIA)

Professora de Direito do Trabalho e da Seguridade Social no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidad La Gran Colombia. Doutora em Direito e Ciência Política Universidad La Gran Colombia, Doutora Honoris Causa em Ciências Sociais e Políticas pela Universidad Paulo Freire de Nicaragua e especialista em Direito Laboral, Relações Industriais e Seguridade Social.  Integrante da Asociacion Iberoamericana De Juristas De Derecho Del Trabajo Y De La Seguridad Social Guillermo Cabanellas, da Asociacion Internacional De Relaciones Del Trabajo e Presidente do Instituto Latinoamericano De Derecho Del Trabajo Y De La Seguridad Social - ILTRASS. Já participou de inúmeras conferências e eventos sobre Direito do Trabalho, Relações de Emprego e Seguridade Social ao redor do mundo e é autora de diversas obras e artigos sobre temas relacionados ao trabalho.

PEDRO ROMANO MARTINEZ  (UNIVERSIDADE DE LISBOA - PORTUGAL)

Professor Catedrático de Direito do Trabalho no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Possui mestrado e doutorado em Direito pela Universidade Católica, em Lisboa. Desde 1989 é autor de diversas obras sobre Direito do Trabalho e da Seguridade Social, Direito Civil e Processual Civil e Direito Internacional Público.

RAÚL SACO BARRIOS (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PERU)

Professor de Direito do Trabalho na Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP) e na Academia de la Magistratura. Mestre em Relações Laborais pela Pontificia Universidad Católica del Perú, advogado especializado em Assuntos Laborais e Conciliador Extrajudicial credenciado pelo Ministério da Justiça do Peru. Membro da Asociación Iberoemericana de Juristas del Derecho del Trabajo y Seguridad Social (AIJDTSS),  do Instituto Latinoamericano de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social (ILTRAS), do Comitê Científico da CIELO (Comunidad Internacional para el Estudio Laboral y Ocupacional) e da Sociedad Peruana de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social (SPDTSS). Já trabalhou no antigo Ministério do Trabalho e da Promoção Social do Peru (atualmente Minist´ério do Trabalho e da Promoção do Emprego) e atuou como pesquisador no Instituto de Estudios del Trabajo (IET). É autor de diversas publicações sobre Direito do Trabalho e Relações Laborais.

SANTIAGO GONZALEZ ORTEGA (UNIVERSIDADE DE PABLO OLAVIDE DE SEVILHA - ESPANHA)

Professor de Direito do Trabalho e da Seguridade Social na Universidade de Pablo de Olavide de Sevilha, Espanha desde 2005 e na Universidade de Nantes - França desde 2013. Já lecionou Direito do Trabalho e da Seguridade Social nas Universidades de Málaga (1986-1989), Sevilha (1989-1992), Carlos III de Madrid (1992-2005) e foi professor associado da Universidade de Paris X (Nanterre-La Défense) de 1995 a 2011. Doutor em Direito pela Universidade de Bolonha, Itália. Possui Licenciatura em Direito pela Universidade de Sevilha (1968-1973). Foi Diretor dos Departamentos de Direito Privado e Direito Social e Internacional Privado (1996-2003), bem como do Instituto de Pesquisa "Juan Luis Vives" em matéria de Seguridade Social (1996-2005), todos da Universidade Carlos III de Madri. Atualmente é responsável pela área de Direito do Trabalho da Universidade Pablo Olavide de Sevilha e é autor de inúmeras obras e trabalhos científicos relacionados a Direito do Trabalho e da Seguridade Social.