Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Não há referências ou informações que possam revelar a identidade dos autores.
  • Foi escolhida a seção mais adequada para o artigo.
  • O texto submetido deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Autores e coautores preencheram, corretamente, os metadados da submissão, não deixando de registrar links de acesso para currículo lattes e ORCiD, respectivamente, nos campos "URL" e "ORCiD".
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.

Artigos em Fluxo Contínuo

Submissão de artigos em fluxo contínuo, conforme critérios delineados na seção Submissões.

Resenhas Críticas

Seção destinada ao recebimento de resenhas críticas.

Traduções

Na seção "Traduções" serão publicados, em língua ´portuguesa, artigos, resenhas e demais trabalhos científicos originalmente publicados em outros idiomas.

Artigos para o número inaugural da Revista TDH

Artigos submetidos para compor o número inaugural da Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano, de acordo com o Call for Papers presente na capa da Revista.

Artigos para o Dossiê “Significado e impactos da reforma trabalhista"

Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano – Revista da Procuradoria do Trabalho da 15ª Região (RTDH) e os Professores Doutores José Dari Krein e Marcio Tulio Viana convidam a comunidade acadêmica nacional e internacional à submissão de trabalhos para compor o dossiê “Reforma trabalhista: significados, impactos e alternativas”, publicação temática voltada à análise dos efeitos da Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467/2017) sobre as condições materiais e jurídicas de trabalho, bem como sobre as instituições públicas, o sindicalismo e a negociação coletiva e outras vertentes ligadas ao fenômeno laboral. Os artigos submetidos deverão apresentar afinidade com ao menos uma das seguintes áreas temáticas:

  1. (In)Constitucionalidades, (In)Convencionalidades da Reforma Trabalhista;
  2. Interpretação da Reforma Trabalhista conforme a Constituição Federal brasileira e as normas internacionais de Direitos Humanos;
  3. Impactos sobre as políticas públicas sociais, especialmente no âmbito da Seguridade Social;
  4. Formas típicas e atípicas de contratação após a Reforma Trabalhista, nessas incluídas a terceirização;
  5. Reforma Trabalhista e instituições públicas dedicadas às relações de trabalho;
  6. Efeitos da Reforma Trabalhista sobre a Saúde e Segurança do Trabalho (SST);
  7. Desigualdade de gênero e raça no mercado de trabalho pós-Reforma Trabalhista;
  8. Direito coletivo reformado: sindicalismo, diálogo social e prevalência do negociado sobre o legislado;
  9. Alterações da Reforma Trabalhista no âmbito do Processo do Trabalho;
  10. Análise comparativa dos efeitos das experiências internacionais reformistas em matéria trabalhista.

Para a composição deste Dossiê, a RTDH interessa-se, preferencialmente, por artigos que cujo conteúdo supere a mera análise diagnóstica, de modo a contemplar uma reflexão propositiva acerca dos efeitos fáticos e jurídicos da Reforma Trabalhista.

Os escritos poderão ser submetidos até o dia 15 de maio de 2019 (impreterivelmente), por meio do campo geral de submissões da plataforma eletrônica acessível em revistatdh.org.  Todas as submissões serão objeto de apreciação e revisão em método duplo cego de avaliação (double blind view), após o que comporão o segundo volume da  RTDH, previsto para ser publicado em junho próximo.

Clique aqui para acessar as Diretrizes para Autores, a serem observadas, juntamente com o adequação à política editoria da RTDH, como condição de avaliação da submissão, solicitando-se especial observância às exigências de ineditismo e de titulação mínima de doutor(a) para ao menos um dos autores.

A Equipe Editorial.

Dossiê “Covid-19 e o Mundo do Trabalho”

Chamada de Artigos (“Call for Papers”) Dossiê “Covid-19 e o Mundo do Trabalho” Entre os vários efeitos da pandemia de Covid-19, um deles é particularmente marcante: a transformação nas relações de trabalho. O aspecto global da enfermidade faz com que governos construam o quadro de emergência sanitária de modo diferente, o que permite comparações, análises históricas e abordagens críticas. No caso brasileiro a repercussão da Covid-19 foi evidente: medidas provisórias foram editadas, tribunais foram chamados a deliberar sobre os poderes de emergência, houve conflito de orientações dos diversos entes da federação. As relações de trabalho foram diretamente afetadas. Problemas estruturais foram enfatizados. Ocorreram demissões em massa, assim como ficou ainda mais visível a precarização de grande parcela dos trabalhadores. É em torno desse tema que se organiza o dossiê do próximo número da Revista. Cumprindo sua missão de oportunizar um espaço de reflexões de qualidade sobre o mundo do trabalho, a Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano (RJTDH) convidou o PROFESSOR DOUTOR CRISTIANO PAIXÃO (Universidade de Brasília e Ministério Público do Trabalho) a organizar o dossiê “Covid-19 e o Mundo do Trabalho”. Deste modo, RJTDH e o Professor Cristiano vêm a público divulgar chamada de artigos para o a composição deste dossiê, a ser publicado em número especial, convidando a comunidade acadêmica brasileira e internacional a oferecer estudos jurídicos e interdisciplinares — à luz, dentre outras, da História, Sociologia, Economia, Psicologia e Saúde Pública — que sejam inéditos e auxiliem a compreensão dos impactos da pandemia nas relações do trabalho, sob as perspectivas global e locais. Os textos deverão ser submetidos, eletronicamente, na plataforma da RTDH, com observância das Políticas Editoriais e das Diretrizes para Autores (link) estabelecidas pela Equipe Editorial. Os artigos submetidos serão levados à avaliação às cegas (blind review) e admitidos ao sistema de publicação contínua (rolling pass), ou seja, serão publicados tão logo aprovados, mesmo que antes do prazo de fechamento da chamada. O prazo de submissão encerra-se em 30 de setembro de 2020 e sua vigência não altera o fluxo contínuo de submissão de artigos que digam respeito a outros temas que não o do dossiê.

Artigos em Fluxo Contínuo

Artigos recebidos em fluxo contínuo

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.