Edição atual

v. 1 n. 1 (2018): Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano - Edição Inaugural

 

A Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano – Revista da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região (RTDH) nasce com o propósito de oferecer um espaço de publicação de estudos científicos interdisciplinares nacionais e internacionais de qualidade sobre temas afetos às relações de trabalho, pensados na perspectiva do desenvolvimento humano e social, e com vistas a contribuir com o aperfeiçoamento das reflexões teóricas e das ações práticas afins à seara jurídica e atinentes ao mundo do trabalho.


Nesta linha, este primeiro número do primeiro volume da RTDH apresenta nove artigos científicos redigidos por pesquisadores de distintas partes do território nacional e de fora do país, e aprovados após submissão ao sistema de avaliação duplo-cega por pares. Os estudos versam sobre variados assuntos, desde técnicas de aplicação do direito até temas de saúde e segurança do trabalho, passando por reflexões sobre o trabalho prestado por intermédio de plataformas digitais, análise da jurisprudência brasileira sobre trabalho escravo e danos existenciais no mundo laboral. Enfim, trata-se de uma edição permeada por motes atuais, examinados, com acuidade, por especialistas.


A Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região inaugura, com a RTDH, o que pretende seja um canal de difusão de conhecimento qualificado direcionado à toda comunidade que se propõe a pensar o mundo do trabalho sob um viés humano e solidário.


Uma ótima leitura!


A Equipe Editorial

Publicado: 2018-12-18

Artigos para o número inaugural da Revista TDH

Ver Todas as Edições

CALL FOR PAPERS

DOSSIÊ “SIGNIFICADO E IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA NO MUNDO DO TRABALHO”

(Organizadores: José Dari Krein e Márcio Túlio Viana)

Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano – Revista da Procuradoria do Trabalho da 15ª Região (RTDH) e os Professores Doutores José Dari Krein e Marcio Tulio Viana convidam a comunidade acadêmica nacional e internacional à submissão de trabalhos para compor o dossiê “Reforma trabalhista: significados, impactos e alternativas”, publicação temática voltada à análise dos efeitos da Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467/2017) sobre as condições materiais e jurídicas de trabalho, bem como sobre as instituições públicas, o sindicalismo e a negociação coletiva e outras vertentes ligadas ao fenômeno laboral. Os artigos submetidos deverão apresentar afinidade com ao menos uma das seguintes áreas temáticas:

  1. (In)Constitucionalidades, (In)Convencionalidades da Reforma Trabalhista;
  2. Interpretação da Reforma Trabalhista conforme a Constituição Federal brasileira e as normas internacionais de Direitos Humanos;
  3. Impactos sobre as políticas públicas sociais, especialmente no âmbito da Seguridade Social;
  4. Formas típicas e atípicas de contratação após a Reforma Trabalhista, nessas incluídas a terceirização;
  5. Reforma Trabalhista e instituições públicas dedicadas às relações de trabalho;
  6. Efeitos da Reforma Trabalhista sobre a Saúde e Segurança do Trabalho (SST);
  7. Desigualdade de gênero e raça no mercado de trabalho pós-Reforma Trabalhista;
  8. Direito coletivo reformado: sindicalismo, diálogo social e prevalência do negociado sobre o legislado;
  9. Alterações da Reforma Trabalhista no âmbito do Processo do Trabalho;
  10. Análise comparativa dos efeitos das experiências internacionais reformistas em matéria trabalhista.

Para a composição deste Dossiê, a RTDH interessa-se, preferencialmente, por artigos que cujo conteúdo supere a mera análise diagnóstica, de modo a contemplar uma reflexão propositiva acerca dos efeitos fáticos e jurídicos da Reforma Trabalhista.

Os escritos poderão ser submetidos até o dia 15 de maio de 2019 (impreterivelmente), por meio do campo geral de submissões da plataforma eletrônica acessível em revistatdh.org.  Todas as submissões serão objeto de apreciação e revisão em método duplo cego de avaliação (double blind view), após o que comporão o segundo volume da  RTDH, previsto para ser publicado em junho próximo.

Clique aqui para acessar as Diretrizes para Autores, a serem observadas, juntamente com o adequação à política editoria da RTDH, como condição de avaliação da submissão, solicitando-se especial observância às exigências de ineditismo e de titulação mínima de doutor(a) para ao menos um dos autores.

A Equipe Editorial.